O mês de outubro traz o movimento para a conscientização sobre o câncer de mama. O Outubro Rosa pretende informar sobre a prevenção, a importância do diagnóstico precoce e para falar sobre os tratamentos disponíveis para este, que é o tipo de tumor que mais acomete mulheres em todo o mundo.
Neste ano, o Instituto Vencer o Câncer divulga a campanha Outubro Rosa “para todas”, defendendo direitos e cuidados mais igualitários, de fato, para todas as brasileiras.
Vale lembrar que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.
Para o Brasil, são estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Este foi o tema da entrevista no BandNews TV, com Debora Gagliato, oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer.
Veja a entrevista completa abaixo:
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.