back to top

Fios que transformam vidas e o meio ambiente

spot_img

 

Do desejo da infância de ajudar pessoas nasceu a ONG Cabelegria. Descubra como doar cabelos que serão usados em perucas para quem necessita

Existe um conhecimento popular de que ninguém é tão pobre que não possa oferecer algo. Essa ideia permite perceber como sempre podemos ajudar alguém, como aconteceu com a Mariana Robrahn, fundadora da Cabelegria, que desde menina pensava em ter uma ONG. “Sempre tive o anseio de ajudar as pessoas. Eu me cadastrei para doar medula óssea, mas não podia doar sangue. Então vi uma amiga que doou cabelo e pensei: não posso doar sangue, mas posso doar cabelo”.

Mariana cortou seu cabelo para a doação, mas percebeu que poderia fazer mais. “Eu tenho tão pouco cabelo, então decidi organizar uma arrecadação para coletar uma quantidade maior e poder doar para algum lugar”, recorda.

A ação, que começou com algumas amigas, logo avançou com a criação de uma página no Facebook e assim, naturalmente, foi nascendo a ONG Cabelegria, em 2013. “As pessoas começaram a doar seus cabelos e junto vieram as cobranças, porque elas queriam ter certeza de que eles iriam de fato virar peruca para ajudar outras pessoas”.

Ela viu que precisava entender mais sobre a confecção de perucas e descobriu que não havia na época uma organização para quem pudesse entregar o cabelo e fizesse esse trabalho. “Eu me deparei com vários costureiros que se ofereciam para fazer perucas, mas pediam cabelo em troca, e eu não queria isso. Sempre prezamos pela transparência”. 

A fundadora da ONG comenta que no início as perucas eram doadas para as crianças, mas em 2015 passou a atender também mulheres que estão em tratamento oncológico, outras que sofrem de alopecia (queda de cabelo),ou até casos de violência, que tem como consequência a perda de cabelo por conta de queimaduras, por exemplo. Em 2016 foi contratada a primeira costureira para se dedicar exclusivamente ao trabalho, realizado no ateliê da entidade, que conta com duas toneladas de cabelo e busca novos parceiros para obter recursos e contratar mais profissionais, ajudando ainda mais mulheres.

 

Como doar seu cabelo – passo a passo

Todo tipo de cabelo pode ser doado, seja ele natural ou com química. Para a confecção de perucas precisa ter pelo menos 15 centímetros de comprimento. Para cada peruca são necessárias de três a seis doações, dependendo do volume e da quantidade dos fios.

O corte

  • O ideal é que o cabelo seja cortado seco.
  • Se o corte for feito com o cabelo molhado, é preciso deixar secar sem mexer no elástico, para não soltar.
  • Nunca armazenar molhado ou úmido em local fechado, porque o cabelo pode mofar.
  • O cabelo doado não deve ter chapinha nem escova, para facilitar a identificação de como são os fios em sua forma natural. A seleção para as perucas é feita agrupando tipos de cabelo semelhantes.
  • É fundamental amarrar o cabelo antes de cortar, preferencialmente com elásticos usados para prender dinheiro, que são mais firmes, dificultando que os fios se soltem.

Envio para doação

A Cabelegria recebe doações de cabelo pelos Correios, mantém pontos de coleta em São Paulo e no Rio de Janeiro e também conta com o banco de perucas móvel, um caminhão onde as pessoas podem entregar a doação e há ações com cortes gratuitos para quem pretende doar.

O processo de confecção

Os cabelos passam por uma triagem e são agrupados em caixas de acordo com o tipo dos fios, e ficam guardados no estoque. “Temos parceria com o Guarde Aqui, empresa especializada em armazenar materiais. Nós nos preocupamos muito com a segurança do cabelo e transparência é um dos nossos pilares”, ressalta.

O material é encaminhado para o ateliê de acordo com a necessidade da costureira. “É onde a mágica acontece”, diz Mariana. “Eu fico impressionada com o processo de confecção da peruca, que é bastante complexo. Experiência, talento e carinho contam muito”.

A fundadora da ONG exemplifica a atenção aos detalhes com uma situação em que a costureira estava com uma peruca parada há uma semana procurando fios semelhantes para finalizar. Então, durante um evento, ao ver uma mulher esperando para doar com o cabelo que ela necessitava, comentou: “olha o cabelo que vai completar a peruca que está parada”.

100% de aproveitamento dos cabelos, mesmo os pequenos

Algumas doações chegam fora das especificações necessárias para a confecção de perucas, como fios soltos ou com comprimento menor do que o tamanho mínimo de 15 centímetros.

“Antigamente esses cabelos tinham que ser descartados”, comenta Mariana, falando animada do novo projeto Filtrar, que aproveita esses fios que não poderão ser usados em perucas para produzir mantas que são utilizadas para retirar petróleo do oceano, seja por conta de derramamento ou para purificar as águas em cidades portuárias que recebem bastante combustível de navios.

Quem tiver interesse pode conhecer melhor o trabalho da organização: @cabelegria  no Instagram ou www.cabelegria.org

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria