back to top

Pesquisa Clínica: como é feita a seleção dos pacientes para os estudos?

spot_img

A participação em um estudo clínico pode trazer muitos benefícios aos voluntários.
Além da contribuição para o processo de desenvolvimento de novos tratamentos, o paciente pode ter acesso a terapias inovadoras.

Quem pode participar de um estudo clínico?

A seleção para estudos clínicos é criteriosa e depende de muitos fatores.

Existem regras necessárias que devem ser cumpridas, específicas para cada estudo.
No caso da Oncologia, a escolha dos voluntários depende do tipo de tumor, de tratamentos anteriores, da idade, sexo, entre outros fatores.

Existem, também, critérios de exclusão, que são parâmetros que podem impedir a participação de um determinado paciente no estudo.

Neste vídeo, a oncologista Graziela Dal Molin, integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer, fala mais sobre a seleção dos participantes de pesquisas clínicas.

Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil


O Instituto Vencer o Câncer desenvolve o projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil para ajudar a promover o crescimento das pesquisas pelo país.

A iniciativa apoia a estruturação de novos centros, especialmente nas regiões onde a pesquisa ainda não está muito desenvolvida, como Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O projeto já atua em clínicas e hospitais públicos e filantrópicos dos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Paraíba, Bahia e Mato Grosso do Sul.

Conta com a consultoria técnica do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) e patrocínio da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) e Eurofarma.

Leia também: Pesquisa clínica: regras rígidas garantem segurança nos procedimentos

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria