back to top

Câncer de mama | Prevenção

https://youtu.be/kPt_UpKLd9M

A única maneira de identificar se há algo errado com as mamas é fazendo periodicamente a mamografia.

Como hábitos de estilo de vida estão cada vez mais associados ao risco de desenvolvimento de câncer de mama, manter um peso adequado, alimentar-se de forma saudável e evitar o consumo de bebidas alcóolicas, são ações fundamentais para as mulheres se protegerem contra o câncer de mama.

Embora haja alguma controvérsia, a maioria das associações médicas recomenda que as mulheres que não apresentem fatores de risco adicionais (história de vários casos de câncer de mama ou de ovário em parentes próximas, mutação nos genes BRCA1 ou BRCA2, entre outros) façam uma mamografia todos os anos a partir dos 40 anos de idade.

Aquelas que apresentam fatores de risco adicionais como os mencionados acima devem realizar a primeira mamografia em idade mais precoce, aos 25 anos, e fazer o acompanhamento em intervalos mais curtos, de acordo com orientação médica. Nesses casos, é recomendável adicionar à mamografia uma ressonância nuclear magnética das mamas, exame mais sensível para detectar nódulos.

Se você tem casos de câncer de mama na família, vale a pena ler a entrevista especial sobre o tema para saber mais detalhes.


Dr. Antonio Buzaid

Selecione uma área para saber mais:

O que é?

Diagnóstico

Fatores de Risco

Prevenção

Recaída

Sintomas

Tratamento