back to top

Câncer de ovário | Diagnóstico

https://www.youtube.com/watch?v=jYJOegkl0IE

Como a paciente não costuma apresentar sintomas nas fases mais iniciais da doença, o diagnóstico geralmente é feito por ocasião de exames clínicos e ginecológicos de rotina ou quando surgem os sinais sugestivos. Infelizmente, não há exame preventivo para diagnóstico precoce, como é o caso do Papanicolaou para o câncer do colo de útero.

A ultrassonografia transvaginal nem sempre permite chegar ao diagnóstico enquanto o tumor se acha restrito ao ovário. Exames de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética podem ajudar a avaliar a extensão da enfermidade.

Nos casos em que existe ascite (acúmulo de líquido no abdome), a punção com agulha permite coletar o líquido da cavidade abdominal, para pesquisar se há células malignas em seu interior. Outro exame auxiliar é a dosagem da proteína (ou antígeno) CA125 no sangue. É comum que o CA125 esteja elevado no câncer de ovário, mas o valor encontrado deverá ser interpretado em conjunto com os demais dados clínicos e exames de imagem. O CA125 também pode se elevar devido a causas benignas.

ESTADIAMENTO

Tendo em vista tais fatores, o diagnóstico conclusivo é feito na cirurgia, que deve permitir a visualização da cavidade abdominal inteira, para que seja possível a retirada do tumor primário, de ambos os ovários, trompas, útero, parte do peritônio e do máximo de lesões porventura presentes entre as alças intestinais. Os quatro estádios da doença estão descritos abaixo:

Tabela de Estádio do Câncer
Estadiamento do câncer de ovário.

Atualização: Dra. Ana Paula Garcia Cardoso – CRM: 116987
Oncologista Clínica no Hospital Israelita Albert Einstein
Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784
Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Fevereiro 2022

Selecione uma área para saber mais:

O que é?

Diagnóstico

Fatores de Risco

Prevenção

Recaída

Sintomas

Tratamento