Pular para o conteúdo principal

Câncer de ovário | Prevenção

Apesar de ser o tumor ginecológico mais complicado, ainda não existe um exame preventivo para diagnóstico precoce da doença, ao contrário do que ocorre com o Papanicolaou para o câncer de colo de útero. Infelizmente, todos os estudos que avaliaram o papel da detecção precoce do câncer de ovário através de exames de imagem e de dosagens no sangue de CA125, em mulheres sem síndromes genéticas ou história familiar da doença, mostraram resultados desapontadores.

Em pacientes que são portadoras de síndromes genéticas, como a mutação dos genes BRCA1 ou BRCA2, ou de síndromes como a de Lynch II, é recomendável a retirada dos ovários preventivamente (ooforectomia profilática), medida radical, porém considerada a mais eficiente para a prevenção do câncer de ovário. Não há indicação de retirada do útero na mesma cirurgia de maneira rotineira. A idade para a indicação da cirurgia preventiva pode variar a depender do tipo de síndrome genética, habitualmente entre 35 e 45 anos.

Em pacientes com história familiar de vários casos de câncer de ovário e/ou de mama ou com diagnóstico de mutação dos genes BRCA1 ou BRCA2, mas que não querem ser submetidas à cirurgia preventiva de retirada dos ovários, a ultrassonografia transvaginal e pesquisa do marcador tumoral CA125 pode ser indicada a cada seis meses ou anualmente. Há controvérsias sobre a idade em que esses exames devem ser realizados. Muitos médicos iniciam a prevenção a partir dos 30 anos. Contudo, é importante compreender que a realização desses exames de maneira regular não traz uma chance elevada de detectar o câncer de ovário de maneira precoce.

 


Atualização: Dra. Ana Paula Garcia Cardoso – CRM: 116987
Oncologista Clínica no Hospital Israelita Albert Einstein
Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784
Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Fevereiro 2022

Selecione uma área para saber mais:

O que é

Saiba Mais

Fatores de risco

Saiba Mais

Sintomas

Saiba Mais

Diagnóstico

Saiba Mais

Tratamento

Saiba Mais

Recaída

Saiba Mais

Últimas notícias sobre câncer de ovário

Atitudes contra o câncer

Tudo sobre cânceres ginecológicos – saiba como se prevenir

Setembro é o mês escolhido para a conscientização dos cânceres ginecológicos. O objetivo é alertar a população feminina para a importância do diagnóstico precoce, informar…
Notícias

Maio Azul – Conscientização sobre Câncer de Ovário

Dia 8 de maio, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário. A doença atinge mais de 6,6 mil mulheres por ano no Brasil,…
Notícias

As novas estratégias para tratar os tumores femininos

De todos os cânceres diagnosticados nas mulheres no Brasil, cerca de metade são compostos pelos chamados tumores femininos: o câncer de mama, o de colo…
Notícias câncer de ovário
Desafios de uma paciente para ter diagnóstico de câncer de ovário, fim da fertilidade e o que é preciso saber sobre a doença
Notícias
Avanços em estudos de câncer hereditário de mama e ovário possibilitam melhores opções de tratamento e acompanhar parentes com fator de risco
Notícias câncer de ovário
Paciente com Câncer de Ovário