Pular para o conteúdo principal

Câncer de ovário | Recaída

Determinadas características do tumor permitem avaliar sua agressividade e o risco de recidiva da doença depois da cirurgia:

Fatores de risco de recidiva no câncer de ovário estádio

Fatores de risco de recidiva no câncer de ovário estádio I (confinado ao ovário).

 

Fatores do câncer de ovário metastático

Fatores relacionados com a agressividade do câncer de ovário metastático.

 

Grau de invasão

Os tumores invasivos têm maior risco de recidiva, graças à capacidade de penetrar nos vasos linfáticos e sanguíneos. Nos tumores não invasivos, borderline ou de baixo potencial de malignidade, a probabilidade de cura se aproxima de 95% a 100%.

Grau de diferenciação

Essa característica se refere a quanto as células malignas são parecidas com as células normais que lhes deram origem. Quanto mais parecidas (grau 1), melhor o prognóstico; quanto mais diferentes ou indiferenciadas (grau 2 ou 3), pior o prognóstico.

Invasão da cápsula ovariana

Quando o tumor rompe os limites do ovário, além de sua cápsula, haverá maior probabilidade de que células malignas se disseminem através do líquido do interior do abdômen e da pelve, agravando o quadro.

Níveis do marcador tumoral CA125

Alguns estudos sugerem que, quanto menor o nível do marcador tumoral CA125 antes da cirurgia, maior a chance de cura definitiva.

 Idade

Pacientes mais jovens tendem a apresentar melhores resultados que pacientes acima de 70 anos.

Órgãos envolvidos e ascite

Quanto maior o número de órgãos comprometidos, pior o prognóstico. Do mesmo modo, quanto mais líquido existir na cavidade abdominal (ascite), pior.

Radicalidade da cirurgia

Quanto maior o número e as dimensões das lesões que não puderam ser retiradas durante o ato cirúrgico, pior o prognóstico. Em geral, considera-se uma cirurgia ótima quando não há mais tumor residual ou quando restaram pequenos implantes de tumor, com diâmetro menor que um centímetro.

 


Atualização: Dra. Ana Paula Garcia Cardoso – CRM: 116987
Oncologista Clínica no Hospital Israelita Albert Einstein
Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784
Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Fevereiro 2022

O que é

Selecione uma área para saber mais:

O que é

Saiba Mais

Prevenção

Saiba Mais

Fatores de risco

Saiba Mais

Sintomas

Saiba Mais

Diagnóstico

Saiba Mais

Tratamento

Saiba Mais

Últimas notícias sobre câncer de ovário

Atitudes contra o câncer

Tudo sobre cânceres ginecológicos – saiba como se prevenir

Setembro é o mês escolhido para a conscientização dos cânceres ginecológicos. O objetivo é alertar a população feminina para a importância do diagnóstico precoce, informar…
Notícias

Maio Azul – Conscientização sobre Câncer de Ovário

Dia 8 de maio, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário. A doença atinge mais de 6,6 mil mulheres por ano no Brasil,…
Notícias

As novas estratégias para tratar os tumores femininos

De todos os cânceres diagnosticados nas mulheres no Brasil, cerca de metade são compostos pelos chamados tumores femininos: o câncer de mama, o de colo…
Notícias câncer de ovário
Desafios de uma paciente para ter diagnóstico de câncer de ovário, fim da fertilidade e o que é preciso saber sobre a doença
Notícias
Avanços em estudos de câncer hereditário de mama e ovário possibilitam melhores opções de tratamento e acompanhar parentes com fator de risco
Notícias câncer de ovário
Paciente com Câncer de Ovário