back to top

Câncer de ovário | Sintomas

A maioria das mulheres não apresenta sintomas do câncer de ovário até a doença atingir estágio avançado. Isso acontece porque a localização e a mobilidade das glândulas no interior do abdômen permitem o crescimento de tumores com poucas manifestações clínicas.

Ao mesmo tempo, a existência de dois ovários faz com que um compense os hormônios que o outro, doente, deixou de produzir. Por essas razões, a maioria dos casos só é diagnosticada quando as células malignas já se disseminaram pelo peritônio (membrana da cavidade abdominal que envolve as alças de intestino), fase em que podem surgir os seguintes sintomas:

  • Acúmulo de líquido no peritônio (ascite)

A disseminação maligna que atinge o peritônio dificulta a passagem do líquido que normalmente circula em seu interior. O acúmulo de líquido provoca aumento do volume abdominal.

  • Sensação de peso no baixo ventre, flatulência, má digestão e aumento da frequência das micções.
  • Alterações menstruais e sangramento vaginal.
  • Sintomas gerais

Perda de apetite, cansaço e anemia.

  • Massa palpável na pelve

É o sinal mais característico no exame físico. Quando está associado ao aumento do volume abdominal e a alterações menstruais em mulheres jovens, pode ser confundido com gravidez.

  • Sintomas da doença metastática

A disseminação do câncer de ovário ocorre predominantemente pelo peritônio, estendendo-se para várias partes da cavidade abdominal, como a cápsula que envolve o fígado, a superfície do músculo que separa o abdômen do tórax (diafragma), os tecidos entre as alças intestinais e sua superfície externa, formando pequenos nódulos que às vezes dificultam o trânsito intestinal.

Em fases mais avançadas, a doença pode acometer as membranas que envolvem os pulmões (pleuras), provocando acúmulo de líquido nos pulmões (derrame pleural), dor no peito (dor torácica) e falta de ar. Metástases em outros órgãos podem ocorrer nessa fase.


Atualização: Dra. Ana Paula Garcia Cardoso – CRM: 116987 Oncologista Clínica no Hospital Israelita Albert Einstein Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784 Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo 

Artigo publicado em: 30 de abril de 2014
Artigo atualizado em: 23 de julho de 2024

Dr. Antonio Carlos Buzaid
Co-fundador do Instituto Vencer o Câncer, Dr. Antonio Carlos Buzaid é um destacado oncologista clínico, graduado pela Universidade de São Paulo, com experiência internacional nos EUA, onde foi diretor de centros especializados em melanoma e câncer de pulmão, além de professor na Universidade de Yale. No Brasil, dirigiu centros de oncologia nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, e atualmente é diretor médico geral do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. CRM 45.405
Dr. Fernando Cotait Maluf
Co-fundador do Instituto Vencer o Câncer, Dr. Fernando Cotait Maluf é um renomado oncologista clínico, graduado pela Santa Casa de São Paulo, com doutorado em Urologia pela FMUSP. Ele foi chefe do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica do Hospital Sírio Libanês e atualmente é diretor associado do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, além de membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein e professor livre-docente na Santa Casa de São Paulo. CRM: 81.930